Final Fantasy IX
Página 1 de 1
Final Fantasy IX
Final Fantasy IX (ファイナルファンタジーIX - Fainaru Fantajī Nain, em japonês) é um RPG (Role-Playing Game) desenvolvido pela Squaresoft (atual Square-Enix), lançado em 2000, para o console doméstico Playstation.
A última edição de Final Fantasy para o primeiro videogame da Sony resgata as características que marcaram o passado da série: o ambiente medieval e enredo fantasioso. Isso faz do jogo um verdadeiro presente para fãs nostálgicos, os quais irão reconhecer diversos temas dos tempo do NES e Super NES, como moogles, magos azuis, governantes malignos e cristais mágicos.
No geral, a produção recebeu análises muito positivas por parte da imprensa especializada e foi um sucesso de vendas, com mais de 5.3 milhões de unidades vendidas até 31 março de 2003[3]. Mesmo assim, o desempenho foi aquém do atingido por Final Fantasy VIII e Final Fantasy VII; e muitos fãs recentes da série não se familiarizaram com o ar nostálgico da aventura.
Desenvolvimento
O nono capítulo da série passou muito perto de não receber a numeração oficial. Estava, inicialmente, planejado como um Final Fantasy paralelo à cronologia principal, em virtude de os dois últimos episódios lançados serem em ambientes tecnológicos e mais realistas. Por isso, a Square tinha medo de que o jogo fosse "estranhado" pelo público -- muito diferente daquele das gerações 8 e 16 bits -- e não fizesse o mesmo sucesso de Final Fantasy VII e Final Fantasy VIII. Entretanto, Final Fantasy IX era um desejo de Hironobu Sakaguchi, criador da série, que queria homenagear os fãs de longa data com uma produção ambientada em um ambiente medieval e fantasioso (como Final Fantasy IV), além de realizar o desejo de ver um jogo no estilo old school com gráficos maravilhosos e que consumiram tempo e esforços dos produtores da Square.
Final Fantasy IX correu o risco de não ser finalizado (não ficar pronto a tempo) por ser um jogo de alta qualidade, necessitando de muitos recursos técnicos e humanos. Como fator agravante, a Square estava gastando fortunas com o desenvolvimento de engines para os jogos do futuro Playstation 2 e do longa-metragem Final Fantasy: The Spirits Within. A produção começou durante o desenvolvimento do oitavo episódio, entretanto ganhou fôlego após o lançamento do predecessor. O título chegou às lojas cerca de um ano depois.
História
Essa prévia aborda os primeiros acontecimentos do jogo, referentes ao começo do primeiro CD-ROM:
A primeira cena mostra um pequeno barco em meio a uma terrível tempestade. Os ocupantes possuem dificuldade em se agarrar à embarcação em consequência das fortes ondas e ventos. Quando os rostos dos ocupantes -- uma garotinha e sua provável mãe -- são revelados, a jovem princesa Garnet Til Alexandros XVII acorda do misterioso sonho. Belíssima em seu vestido branco, ela se prepara para a festa de seu aniversário de 16 anos, a ocorrer no castelo do reino de Alexandria. Enquanto isso, a gigantesca airship Prima Vista aproxima-se da capital do reino. Ela transporta o grupo de atores Tantalus, responsáveis pela peça de teatro "I Want to be Your Canary", a preferida do povo alexandrino e que será encenada na festa da princesa, reservada à Família Real e um seleto grupo de nobres. Mas nada que impeça os pobres de darem uma bisbilhotada a partir dos telhados!
Entretanto, os Tantalus não passam de ladrões disfarçados com o intuito de sequestrar a princesa. A ordem partiu, por mais incrível que pareça, do Regente Cid, chefe do Estado de Lindblum, o mais desenvolvido de todo o Mist Continent. O governante estranha as recentes movimentações do exército alexandrino, indicando a proximidade de uma guerra, por isso, ele acredita no depoimento da sobrinha para descobrir alguma pista do que está ocorrendo. O que os Tantalus e a Guarda Real nem desconfiam é que a própria princesa está tentando fugir do castelo! Ela espera a desatenção de todos, durante a execução da peça, para entrar clandestinamente em Prima Vista e conseguir falar com o seu tio a respeito dos acontecimentos mais recentes. Mas a tarefa não será nada fácil, pois a princesa é super vigiada pelos guardas e imprevistos podem acontecer...
Personagens principais
Zidane
Nome: Zidane Tribal (ジタン・トライバル, Jitan Toraibaru)
Classe: Ladrão (Thief)
Idade: 16 anos
Habilidades especiais: Steal & Skill
O herói de 16 anos de idade de Final Fantasy IX é um experiente ladrão. Ao lado de roubar dos ricos, ele gosta de roubar os corações das donzelas com seu senso de carisma e seu bom jeito de moleque tem feito dele muito popular entre elas. Porém se apaixona pela primeira vez pela Princesa Garnet (Dagger), e então faz de tudo para salvar sua vida
Garnet
Nome: Garnet Til Alexandros XVII (ガーネット・ティル・アレクサンドロス17世, Gānetto tiru Arekusandorosu Jūnanasei)
Classe: Invocador (Summoner)
Idade: 16 anos
Habilidades especiais: Summon & White magic
Uma jovem princesa, e herdeira do trono de Alexandria, Garnet é inexperiente sobre o mundo devido a sua super-proteção. Assumindo o nome Dagger, ela sai em uma aventura a qual está mal preparada. Idealista e ingênua no início, seu encontro com um certo jovem ladrão irá mudar sua percepção do mundo ao seu redor.
Vivi
Nome: Vivi Orunitia (ビビ・オルニティア, Bibi Orunitia)
Classe: Mago Negro (Black Mage)
Idade: 9 anos
Habilidades especiais: Black magic & Focus
Sentindo-se como um estranho que não pertence a este mundo, este tímido mago negro de 9 anos de idade está indo para a maior crise de identidade e é deixado sentimentalmente deprimido. Ele está constantemente sendo capturado pelas coisas, das quais ele não pode ajudar ou controlar. Através de seus amigos ele vence seus desafios e finalmente desenvolve um olhar mais positivo sobre a vida.
Steiner
Nome: Adelbert Steiner (アデルバート・スタイナー, Aderubāto Sutainā)
Classe: Cavaleiro (Knight)
Idade: 33 anos
Habilidades especiais: Sword Art & Sword Magic
Um cavaleiro de 33 anos de idade a serviço da família real do Reino de Alexandria. Adelbert Steiner é o guardião da vida da princesa Garnet Til Alexandros 17, e é um dever que ele leva na maior seriedade. Ele é um poderoso espadachim, sempre procurando ser um ótimo cavaleiro.
Amarant
Nome: Amarant Coral (サラマンダー・コーラル, Saramandā Kōraru)
Classe: Monge (Monk)
Idade: 26 anos
Habilidades especiais: Flair & Throw
Um solitário andarilho que trabalha como assassino de aluguel. Grande por natureza, Amarant passa boa parte de seu tempo treinando seu corpo para que seja uma arma no combate. Solitário por natureza, Amarant possui auto-confiança e sempre focaliza somente seu objetivo, ou seja, ele não confia em outras pessoas e não deixa que eventos exteriores interfiram em seus objetivos.
Freya
Nome: Freya Crescent (フライヤ・クレセント, Furaiya Kuresento)
Classe: Cavaleiro-Dragão (Dragoon)
Idade: 21 anos
Habilidades especiais: Jump & Dragon
Um membro do clã dos ratos que foi criada por um Cavaleiro de Dragão, Freya é uma corajosa amazona que não está disposta a comprometer suas crenças. Banida de Burmecia, seu lar, ela tem vagado e visto muito do mundo. Orgulhosa e sábia através de sua idade, ela tenta ajudar Burmecia quando esta é atacada por Brahne apesar de ter sido exilada.
Quina
Nome: Quina Quen (クイナ・クゥエン, Kuina Kuen)
Classe: Mago Azul (Blue Mage)
Idade: Desconhecido...
Habilidades especiais: Eat & Blue Magic
Membro do clã Qu, Quina é um ser andrógino (que reune caracteristicas do masculino e feminino em um unico ser), e seus unicos interesses são comer e deixar descendentes pelo mundo. A comida favorita de Quina é Frog (sapo), especialmente quando comido cru.
Eiko
Nome: Eiko Carol (エーコ・キャルオル, Ēko Kyaruoru)
Classe: Mago Branco(White Mage)
Idade: 6 anos
Habilidades especiais: White magic & Summon
Após a morte dos seus pais, Eiko foi criada pelos invocadores, mágicos com a habilidade de invocar ídolos para fazerem suas oferendas. Sobre seus cuidados, Eiko aprendeu Magia branca e desenvolveu uma amizade special com os Moogles. Embora ter apenas 6 anos de idade, Eiko é uma precoce garotinha com a habilidade de ler os pensamentos dos ídolos e dos animais.
Gráficos e direção de arte
No quesito técnico, Final Fantasy IX está entre os melhores jogos do Playstation. Sem dúvidas, o know-how adquirido pelos produtores da Square, nos últimos anos, com a máquina da Sony e os recursos financeiros da empresa contribuíram para esse feito.
O jogo continuou seguindo o estilo de seus predecessores: fundos pré-renderizados (tecnologia 2D) para as cidades e calabouços; e gráficos tridimensionais para personagens, mundo de exploração e cenário das batalhas.
As personagens, por exemplo, estão com uma movimentação mais natural e, ao contrário dos modelos estáticos de anteriormente, pode-se perceber a respiração das mesmas. O trabalho de character design ficou a cargo de Yoshitaka Amano, um dos maiores artistas japoneses, cujo último trabalho assim ocorreu em Final Fantasy VI. Outros problemas, que apareceram em Final Fantasy VIII, tais como a má definição dos cenários à distância (as casas apagadas de Dollet); impactos e invasões de efeitos e cenários (magias dos GFs atravessando paredes e personagens); pobreza dos efeitos especiais (os quadrados mágicos que saíam quando se evocava uma magia); e falhas de produção (o céu mal pintado na terceira batalha contra o chefe final) são muito mais difíceis de serem encontrados no título. Ao contrário, houve uma atenção muito maior contra essas "pequenas falhas", de modo a dar ao jogo um toque de luxo no acabamento. Os efeitos especiais, sobretudo das magias, estão belíssimos, com destaque para as poderosas Holy e Flare.
As cidades e calabouços possuem fundos pré-renderizados que utilizam o recurso de Full Motion Video (FMV), isto é, os cenários são compostos de filmes os quais passam em looping na tela, proporcionando uma maior riqueza de detalhes e efeitos especiais com qualidade de pequenas animações em Computação Gráfica (CG). Essa união de tecnologias caiu muito bem em uma aventura que confia no clima de fantasia para cativar o jogador. A cidade de Burmecia, por exemplo, passa uma realista sensação de ambiente molhado pela chuva e iluminado pelos raios, assim como a névoa de Memoria confunde-se com o cenário.
Grandes estrelas da série, as animações em CG compreendem um dos melhores trabalhos da empresa, mesmo se forem comparadas a projetos mais recentes, como Kingdom Hearts 2 e Final Fantasy XII. Obviamente, não possuem a mesma definição e detalhamento desses, mas a fantástica direção de arte, dirigida por Hideo Minaba, e o belo trabalho de fotografia fazem de Final Fantasy IX um dos mais belos jogos da história dos videogames.
Bom vou deixar o download...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fassam da sua preferencia té a proxima!
A última edição de Final Fantasy para o primeiro videogame da Sony resgata as características que marcaram o passado da série: o ambiente medieval e enredo fantasioso. Isso faz do jogo um verdadeiro presente para fãs nostálgicos, os quais irão reconhecer diversos temas dos tempo do NES e Super NES, como moogles, magos azuis, governantes malignos e cristais mágicos.
No geral, a produção recebeu análises muito positivas por parte da imprensa especializada e foi um sucesso de vendas, com mais de 5.3 milhões de unidades vendidas até 31 março de 2003[3]. Mesmo assim, o desempenho foi aquém do atingido por Final Fantasy VIII e Final Fantasy VII; e muitos fãs recentes da série não se familiarizaram com o ar nostálgico da aventura.
Desenvolvimento
O nono capítulo da série passou muito perto de não receber a numeração oficial. Estava, inicialmente, planejado como um Final Fantasy paralelo à cronologia principal, em virtude de os dois últimos episódios lançados serem em ambientes tecnológicos e mais realistas. Por isso, a Square tinha medo de que o jogo fosse "estranhado" pelo público -- muito diferente daquele das gerações 8 e 16 bits -- e não fizesse o mesmo sucesso de Final Fantasy VII e Final Fantasy VIII. Entretanto, Final Fantasy IX era um desejo de Hironobu Sakaguchi, criador da série, que queria homenagear os fãs de longa data com uma produção ambientada em um ambiente medieval e fantasioso (como Final Fantasy IV), além de realizar o desejo de ver um jogo no estilo old school com gráficos maravilhosos e que consumiram tempo e esforços dos produtores da Square.
Final Fantasy IX correu o risco de não ser finalizado (não ficar pronto a tempo) por ser um jogo de alta qualidade, necessitando de muitos recursos técnicos e humanos. Como fator agravante, a Square estava gastando fortunas com o desenvolvimento de engines para os jogos do futuro Playstation 2 e do longa-metragem Final Fantasy: The Spirits Within. A produção começou durante o desenvolvimento do oitavo episódio, entretanto ganhou fôlego após o lançamento do predecessor. O título chegou às lojas cerca de um ano depois.
História
Essa prévia aborda os primeiros acontecimentos do jogo, referentes ao começo do primeiro CD-ROM:
A primeira cena mostra um pequeno barco em meio a uma terrível tempestade. Os ocupantes possuem dificuldade em se agarrar à embarcação em consequência das fortes ondas e ventos. Quando os rostos dos ocupantes -- uma garotinha e sua provável mãe -- são revelados, a jovem princesa Garnet Til Alexandros XVII acorda do misterioso sonho. Belíssima em seu vestido branco, ela se prepara para a festa de seu aniversário de 16 anos, a ocorrer no castelo do reino de Alexandria. Enquanto isso, a gigantesca airship Prima Vista aproxima-se da capital do reino. Ela transporta o grupo de atores Tantalus, responsáveis pela peça de teatro "I Want to be Your Canary", a preferida do povo alexandrino e que será encenada na festa da princesa, reservada à Família Real e um seleto grupo de nobres. Mas nada que impeça os pobres de darem uma bisbilhotada a partir dos telhados!
Entretanto, os Tantalus não passam de ladrões disfarçados com o intuito de sequestrar a princesa. A ordem partiu, por mais incrível que pareça, do Regente Cid, chefe do Estado de Lindblum, o mais desenvolvido de todo o Mist Continent. O governante estranha as recentes movimentações do exército alexandrino, indicando a proximidade de uma guerra, por isso, ele acredita no depoimento da sobrinha para descobrir alguma pista do que está ocorrendo. O que os Tantalus e a Guarda Real nem desconfiam é que a própria princesa está tentando fugir do castelo! Ela espera a desatenção de todos, durante a execução da peça, para entrar clandestinamente em Prima Vista e conseguir falar com o seu tio a respeito dos acontecimentos mais recentes. Mas a tarefa não será nada fácil, pois a princesa é super vigiada pelos guardas e imprevistos podem acontecer...
Personagens principais
Zidane
Nome: Zidane Tribal (ジタン・トライバル, Jitan Toraibaru)
Classe: Ladrão (Thief)
Idade: 16 anos
Habilidades especiais: Steal & Skill
O herói de 16 anos de idade de Final Fantasy IX é um experiente ladrão. Ao lado de roubar dos ricos, ele gosta de roubar os corações das donzelas com seu senso de carisma e seu bom jeito de moleque tem feito dele muito popular entre elas. Porém se apaixona pela primeira vez pela Princesa Garnet (Dagger), e então faz de tudo para salvar sua vida
Garnet
Nome: Garnet Til Alexandros XVII (ガーネット・ティル・アレクサンドロス17世, Gānetto tiru Arekusandorosu Jūnanasei)
Classe: Invocador (Summoner)
Idade: 16 anos
Habilidades especiais: Summon & White magic
Uma jovem princesa, e herdeira do trono de Alexandria, Garnet é inexperiente sobre o mundo devido a sua super-proteção. Assumindo o nome Dagger, ela sai em uma aventura a qual está mal preparada. Idealista e ingênua no início, seu encontro com um certo jovem ladrão irá mudar sua percepção do mundo ao seu redor.
Vivi
Nome: Vivi Orunitia (ビビ・オルニティア, Bibi Orunitia)
Classe: Mago Negro (Black Mage)
Idade: 9 anos
Habilidades especiais: Black magic & Focus
Sentindo-se como um estranho que não pertence a este mundo, este tímido mago negro de 9 anos de idade está indo para a maior crise de identidade e é deixado sentimentalmente deprimido. Ele está constantemente sendo capturado pelas coisas, das quais ele não pode ajudar ou controlar. Através de seus amigos ele vence seus desafios e finalmente desenvolve um olhar mais positivo sobre a vida.
Steiner
Nome: Adelbert Steiner (アデルバート・スタイナー, Aderubāto Sutainā)
Classe: Cavaleiro (Knight)
Idade: 33 anos
Habilidades especiais: Sword Art & Sword Magic
Um cavaleiro de 33 anos de idade a serviço da família real do Reino de Alexandria. Adelbert Steiner é o guardião da vida da princesa Garnet Til Alexandros 17, e é um dever que ele leva na maior seriedade. Ele é um poderoso espadachim, sempre procurando ser um ótimo cavaleiro.
Amarant
Nome: Amarant Coral (サラマンダー・コーラル, Saramandā Kōraru)
Classe: Monge (Monk)
Idade: 26 anos
Habilidades especiais: Flair & Throw
Um solitário andarilho que trabalha como assassino de aluguel. Grande por natureza, Amarant passa boa parte de seu tempo treinando seu corpo para que seja uma arma no combate. Solitário por natureza, Amarant possui auto-confiança e sempre focaliza somente seu objetivo, ou seja, ele não confia em outras pessoas e não deixa que eventos exteriores interfiram em seus objetivos.
Freya
Nome: Freya Crescent (フライヤ・クレセント, Furaiya Kuresento)
Classe: Cavaleiro-Dragão (Dragoon)
Idade: 21 anos
Habilidades especiais: Jump & Dragon
Um membro do clã dos ratos que foi criada por um Cavaleiro de Dragão, Freya é uma corajosa amazona que não está disposta a comprometer suas crenças. Banida de Burmecia, seu lar, ela tem vagado e visto muito do mundo. Orgulhosa e sábia através de sua idade, ela tenta ajudar Burmecia quando esta é atacada por Brahne apesar de ter sido exilada.
Quina
Nome: Quina Quen (クイナ・クゥエン, Kuina Kuen)
Classe: Mago Azul (Blue Mage)
Idade: Desconhecido...
Habilidades especiais: Eat & Blue Magic
Membro do clã Qu, Quina é um ser andrógino (que reune caracteristicas do masculino e feminino em um unico ser), e seus unicos interesses são comer e deixar descendentes pelo mundo. A comida favorita de Quina é Frog (sapo), especialmente quando comido cru.
Eiko
Nome: Eiko Carol (エーコ・キャルオル, Ēko Kyaruoru)
Classe: Mago Branco(White Mage)
Idade: 6 anos
Habilidades especiais: White magic & Summon
Após a morte dos seus pais, Eiko foi criada pelos invocadores, mágicos com a habilidade de invocar ídolos para fazerem suas oferendas. Sobre seus cuidados, Eiko aprendeu Magia branca e desenvolveu uma amizade special com os Moogles. Embora ter apenas 6 anos de idade, Eiko é uma precoce garotinha com a habilidade de ler os pensamentos dos ídolos e dos animais.
Gráficos e direção de arte
No quesito técnico, Final Fantasy IX está entre os melhores jogos do Playstation. Sem dúvidas, o know-how adquirido pelos produtores da Square, nos últimos anos, com a máquina da Sony e os recursos financeiros da empresa contribuíram para esse feito.
O jogo continuou seguindo o estilo de seus predecessores: fundos pré-renderizados (tecnologia 2D) para as cidades e calabouços; e gráficos tridimensionais para personagens, mundo de exploração e cenário das batalhas.
As personagens, por exemplo, estão com uma movimentação mais natural e, ao contrário dos modelos estáticos de anteriormente, pode-se perceber a respiração das mesmas. O trabalho de character design ficou a cargo de Yoshitaka Amano, um dos maiores artistas japoneses, cujo último trabalho assim ocorreu em Final Fantasy VI. Outros problemas, que apareceram em Final Fantasy VIII, tais como a má definição dos cenários à distância (as casas apagadas de Dollet); impactos e invasões de efeitos e cenários (magias dos GFs atravessando paredes e personagens); pobreza dos efeitos especiais (os quadrados mágicos que saíam quando se evocava uma magia); e falhas de produção (o céu mal pintado na terceira batalha contra o chefe final) são muito mais difíceis de serem encontrados no título. Ao contrário, houve uma atenção muito maior contra essas "pequenas falhas", de modo a dar ao jogo um toque de luxo no acabamento. Os efeitos especiais, sobretudo das magias, estão belíssimos, com destaque para as poderosas Holy e Flare.
As cidades e calabouços possuem fundos pré-renderizados que utilizam o recurso de Full Motion Video (FMV), isto é, os cenários são compostos de filmes os quais passam em looping na tela, proporcionando uma maior riqueza de detalhes e efeitos especiais com qualidade de pequenas animações em Computação Gráfica (CG). Essa união de tecnologias caiu muito bem em uma aventura que confia no clima de fantasia para cativar o jogador. A cidade de Burmecia, por exemplo, passa uma realista sensação de ambiente molhado pela chuva e iluminado pelos raios, assim como a névoa de Memoria confunde-se com o cenário.
Grandes estrelas da série, as animações em CG compreendem um dos melhores trabalhos da empresa, mesmo se forem comparadas a projetos mais recentes, como Kingdom Hearts 2 e Final Fantasy XII. Obviamente, não possuem a mesma definição e detalhamento desses, mas a fantástica direção de arte, dirigida por Hideo Minaba, e o belo trabalho de fotografia fazem de Final Fantasy IX um dos mais belos jogos da história dos videogames.
Bom vou deixar o download...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fassam da sua preferencia té a proxima!
mateusinhoDRAGÃOAMARELO L:32 -
06/01/2010
66676
2079
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos